Calendário de Eventos Malta 2018

Alertas! 

Seis vezes por ano, o Fort St. Elmo oferece-lhe uma caracterização muito especial da história de Malta. O "Grupo de Recriação Histórica de Malta" reconstitui, com elevado detalhe, o ataque dos franceses comandados por Napoleão (1798-1800). Numa peça de 50 minutos, recriam a chegada dos franceses, a rebelião de Malta, e a chegada dos ingleses, que os ajudaram a derrotar os franceses, usando o vestuário característico da época, juntamente com objetos contemporâneos. Poderá encontrar baratos na entrada do Forte.   

Mudança da guarda 

O desfile começa às 10:30 na última sexta-feira de cada mês, em St George's Square, Valletta. A Banda das Forças Armadas de Malta marcha pela republic street para reconhecer a mudança da Guarda Principal do The Palace Valletta. É uma exibição tradicional e espetacular a não perder. 

Valletta 2018 Exposição Principal 

Trata-se de uma exposição em vários lugares que o convida a discutir ideias, e a descobrir o conceito de ilha, e de como é ser uma ilha-estado, focando-se em paradoxos e ligações relativas ao mar e à terra. Esta irá incluir obras, e comissões especialmente criadas, de mais de 25 artistas internacionais. 

Carnaval, de 9 a 13 de fevereiro de 2018 

A primavera é o tempo de carnaval, e se estiver pronto para uma boa festa, este fim de semana de celebrações não o irá desapontar. O centro destas festividades é Valletta, mas existem festas semelhantes nas cidades mais pequenas. Por toda a ilha, irá encontrar pessoas vestidas com fatos coloridos, ansiosas pelo grande desfile. A festa continua noite dentro em Paceville! Não perca este lado colorido de Malta! 

Semana da Páscoa, de 25 a 31 de março de 2018 

A Páscoa é uma grande celebração em Malta. As igrejas são decoradas com ornamentos, e brilham à noite. Não deve faltar às magníficas procissões de Páscoa da igreja na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa. Existem duas famosas procissões na Sexta-feira Santa em Qomi, e na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa em Vittoriosa. Muitos cidadãos de Malta participam, e recriam típicas cenas bíblicas. Especialmente no Domingo de Páscoa, a ilha é coberta por uma feliz e exuberante atmosfera. 

Festival de Música Internacional de Malta 2018, de 15 de abril a 1 de maio de 2018 

A The European Foundation for Support of Culture (EUFSC - Fundação Europeia de Apoio à Cultura), em junção com a Orquestra Filarmónica de Malta, irá, como parte de Valletta 2018 - Capital da Cultura, oferecer a oportunidade para os patronos participarem numa série de eventos. Poderá esperar ouvir música clássica das mais variadas formas, como recitais a solo, concertos de música de câmara, e concertos da grande orquestra com aclamados artistas mundiais, estrelas em ascensão e novos talentos incríveis. 

Festival de Fogo de Artifício Internacional de Malta, dias 22 e 30 de abril, 2018 

O festival de fogo de artifício é uma tradição em Malta. Neste participam tanto habitantes locais, como turistas. O Valletta's Grand Harbour é o cenário perfeito para este evento, durante o qual também se celebra o aniversário da adesão de Malta à UE como estado-membro.  O festival de fogo de artifício é o sinal de partida para as festas de muitas localidades em Malta. 

Mdina Medieval, data a confirmar em abril 2018 

O Festival Medieval de Mdina submerge a cidade inteira numa atmosfera da Idade Média, permitindo aos seus visitantes voltar atrás no tempo, até ao tempo dos cavaleiros. Os músicos tocam nos becos, e toda a cidade é decorada com flores para espalhar o maravilhoso sentimento da primavera. Os museus, igrejas e outros locais históricos encontrar-se abertos a todos os visitantes durante este fim de semana. 

Festival das Aldeias 

Durante todo o ano pode viver a história e a tradição de Malta de perto. Cada aldeia tem o seu próprio dia de festival, conhecido como "festa". Uma semana dedicada ao santo padroeiro da terra, honrado com uma grande festa com fogo de artifício, e com uma procissão religiosa no dia seguinte. Os malteses terão todo o gosto em partilhar esta tradição consigo! 

Valletta Green Festival, de 4 a 6 de maio, 2018 

Durante este festival, a Pjazza San Ġorġ, um dos maiores espaços abertos em Valletta, será transformado numa deslumbrante exibição composta por cerca de 80.000 flores e plantas com flor da época. Descubra vários workshops educacionais, seminários, música e animação na Pjazza San Ġorġ, e outros espetáculos em Valletta. 

Semana da Moda de Malta, Data a confirmar em Maio 2018 

A Semana da Moda Mercedes-Benz de Malta é uma fabulosa semana de soberbos espetáculos de moda, festas e eventos que atingem os mais elevados padrões de outras semanas da moda em capitais mundiais da moda.  A magnífica capital de Valletta exibe alguns dos melhores talentos da indústria da moda em Malta, de designers de moda, a modelos de passerelle, estilistas e maquiadores. 

Semana da Música de Malta, data a confirmar, 2018 

A Semana da Música de Malta marca o final de mais um ano escolar, e o início de um fabuloso verão em Malta. A S.M.M. é um fim de semana repleto de festas em diferentes locais, e sons para todos. Esta é uma semana verdadeiramente mágica, cheia de liberdade e diversão. 

Episódio Especial Ilha da MTV em Malta, data a combinar, 2018 

O evento anual da Ilha da MTV atrai mais de 50.000 visitantes por ano. O espetáculo musical inclui um alinhamento de classe mundial, e oferece uma oportunidade única para ouvir os melhores músicos ao vivo, e de forma gratuita, na solarenga ilha mediterrânica de Malta. É claro: este vai ser um dos melhores festivais de música a não perder na Europa. 

Para mais informações confira a publicação do nosso blog. 

Arti Fil-Misraħ, Todas as sextas-feiras de julho 

Durante todas as sextas-feiras de julho, as ruas da cidade nortenha de Mellieħa são transformadas para exibir artistas locais, músicos, artesãos e talentos para diversão de turistas e habitantes locais. A forma perfeita de começar o fim de semana. 

Festival Internacional de Artes de Malta, de 1 a 16 de julho, 2018 

O Festival Internacional de Artes de Malta acontece anualmente, e oferece uma variedade de tipos de arte, como o teatro, a dança, a música e a pintura. Desfrute de uma vasta seleção de atuações de artistas de renome, tanto malteses como internacionais, em salas de espetáculos como o Mediterranean Conference Centre, o MITP Theatre ou o St. James Cavalier Centre for Creativity em Valletta. Algumas apresentações são gratuitas. 

Festival de Folclore de verão L´Imnarja, data a confirmar, 2018 

Esta festividade teve início antes da chegada dos Cavaleiros Hospitalários em 1530. O seu nome “L’Imnarja”, “Festival da Luz”, teve como origem os muitos fogos de solstício que originalmente acompanhavam as festividades. Atualmente, a festa encontra-se situada em Buskett Gardens: a família e os amigos usam este dia para um picnic, corre o vinho e as delicias nacionais, como o tradicional prato de coelho. As noites são animadas com cantorias, música de guitarra e música do folclore local. 

The Malta Jazz and Rock Festival, data a combinar, 2018 

Três noites mediterrânicas repletas de jazz internacional num cenário único e espetacular, sob a fortaleza de Valletta, e em frente às magníficas docas. Os fãs de jazz irão certamente usar esta oportunidade para passar belos serões com artistas de renome mundial em julho. 

The Farsons Great Beer Festival, de 24 de julho a 6 de agosto, 2018 

No The Farsons Great Beer Festival na pequena vila de Ta’ Qali, tudo tem a ver com boa música, boa comida e, é claro, boa cerveja. Espera-se que milhares de visitantes participem no festival gratuito de 10 dias. O programa encontra-se recheado de atividades e diversão, e uma grande seleção de bares oferece comida e bebida. Pode desfrutar de numerosas atuações ao vivo com populares artistas locais e bandas num palco ao ar-livre. 

Dia da Vitória, 8 de setembro 

O dia 8 de setembro é um feriado muito especial em Malta, uma vez que este engloba três eventos diferentes: o festival religioso do nascimento da santa Virgem Maria, o dia em que o cerco de 1565 terminou, e o dia no qual o exército italiano foi derrotado pelos ingleses na Segunda Guerra Mundial. As festividades têm lugar em Senglea, Naxxar, Mellieha e Xaghra, em Gozo. Desde 1878, a bacia é todos os anos o palco de uma regata de remo, disputada entre seis equipas provenientes das maiores zonas portuárias de Malta - um grande espetáculo! 

Dia da Independência, 21 de setembro 

Malta ganhou a sua independência da Grã-Bretanha em setembro de 1964. Durante a noite de 21 de setembro, a bandeira de Malta é içada na Independence Arena em Floriana, aplaudida por uma grande multidão de pessoas. Desde essa altura, muitas festividades e atividades têm lugar no dia 21 de setembro, para celebrar devidamente este dia. 

Espetáculo Aéreo Internacional de Malta, data a combinar, 2018 

Realizado anualmente no Aeroporto Internacional de Malta em setembro, o Espetáculo Aéreo Internacional de Malta é um dos maiores eventos de exterior em Malta, e obteve a bem-merecida reputação como uma das maiores atividades de família no exterior, e uma das maiores atividades para turistas. 

Mdina Classic, data a combinar, 2018 

O Evento Automóvel do Mdina Grand Prix Classic é realizado anualmente no mês de outubro. O circuito de Mdina tem lugar no idílico interior da cidade, entre os imponentes bastiões da Antiga Capital. Este promete ser um mágico fim de semana de corridas de carros clássicos. Desde carros desportivos clássicos a monstros da era moderna, dos quais todos podem desfrutar. 

Notte Bianca, Valletta, 6 de outubro, 2018 

Os palácios e os museus ficam abertos até tarde com descontos especiais sob o preço de entrada, alguns oferecem entrada gratuita, como o Palácio do Presidente. As ruas ficam cheias de vida, com exibições de artes visuais e peças de teatro. A música faz eco nas ruas enquanto as bandas locais e estrangeiras atuam para o entreter. Como é claro, os cafés e restaurantes estarão abertos até tarde com tasquinhas de comida e mesas ao seu gosto

Birgu Festival, de 12 a 12 de outubro, 2018 

O Birgufest, anteriormente conhecido como Birgu by night, ganhou popularidade ao longo dos últimos anos. Principalmente devido à profunda beleza interpretada ao longo desta pequena cidade fortificada. Esta cidade histórica é completamente iluminada por milhares de velinhas acesas em todos os degraus e varandas. Poderá encontrar uma grande variedade de tasquinhas de comida, restaurantes e bandas para animar a noite. 

Rolex Middle Sea Race, data a combinar, 2018 

Este ano, a Rolex Middle Sea Race celebra o seu 32º aniversário. No porto de Valletta, cerca de 70 veleiros embarcam para uma jornada de 606 milhas no mar, para passar pelo Estreito de Messina, ao longo da costa este da Sicília. A viagem continua por Stromboli, Favignana e Pantelleria na Sicília, e depois regressam a Malta passando por Lampedusa. As diferentes paisagens e texturas marítimas fazem desta corrida uma atração e um especial desafio! A corrida terá lugar a 19 de outubro.